quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Livros Interessantes:




Título:Brincando com musica na sala de aula
Ano: 2011
Autor(es) ou organizador(es) ou editores: BERNADETE ZAGONEL
Editora ou instituição: IBPEX
Apresentação: Este livro apresenta 33 jogos de criação musical, e é especialmente dedicado ao professor que deseja trabalhar a música na escola de forma criativa, simples e alegre. Pelo fato de enfocar tanto o aspecto metodológico quanto alguns dos conteúdos a serem abordados em sala de aula, oferece sugestões de atividades que podem ser expandidas e adaptadas aos diferentes contextos em que forem aplicadas. Ao trafegar por diferentes modos de expressão e comunicar-se com outras artes, esta proposta ganha um caráter interdisciplinar que lhe confere amplitude, podendo propiciar integração com diversas outras áreas.








Título:Arte na educação escolar
Ano: 2008
Autor(es) ou organizador(es) ou editores: BERNADETE ZAGONEL
Editora ou instituição: IBPEX
Apresentação: Estruturado em três capítulos, o livro traz algumas informações e reflexões sobre o ensino da arte na escola brasileira. O intuito é, principalmente, estimular a discussão sobre os métodos de ensino, as dificuldades e as possíveis soluções que o professor pode encontrar para fazer um ensino com qualidade. O primeiro capítulo traz questões sobre a arte para estimular a discussão e definir suas funções na sociedade e na escola. Uma abordagem da arte sob diversos aspectos procura justificar seu lugar como disciplina obrigatória na escola, enfatizando sua importância na vida humana. O segundo capítulo faz um breve histórico da trajetória do ensino da arte na escola no século XX, apresenta os Parâmetros Curriculares Nacionais para a área de Artes, e propõe uma reflexão comparativa destes com a prática do professor em sala de aula. Traz informações úteis sobre a pós-graduação em arte no Brasil, listando os Programas em funcionamento. O terceiro enfoca algumas tendências pedagógicas para um ensino de arte na contemporaneidade, com base em teorias que consideram como atividades essenciais a criação, a interpretação e a apreciação, e que se preocupam em contextualizá-la a partir da aquisição do conhecimento histórico e social. Trata igualmente do professor de arte, e ainda traz à discussão alguns desafios encontrados pelo professor em sua prática diária, buscando algumas alternativas, e instigando-o a encontrar soluções próprias de acordo com sua realidade.





Título:Brincando e Aprendendo: um novo olhar para o ensino da música
Ano: 2011
Autor(es) ou organizador(es) ou editores: Iveta Maria Borges Ávila Fernandes (Coordenação e Supervisão)
Editora ou instituição: Editora Cultura Acadêmica / UNESP
Apresentação: Fruto de pesquisas do Projeto "Tocando, Cantando,... fazendo música com crianças", este livro apresenta grande variedade de material didático, criado e experimentado em sala de aula por equipes pedagógicas de escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental I. 

Reúne diversidade de jogos, materiais didáticos, composições musicais, visando desenvolver conhecimentos em música e ensino de música. O livro, ricamente ilustrado, é complementado por um CD-ROM que além de oferecer matrizes para que o jogo ou material didático seja construído, traz também vídeos e composições musicais feitas nas escolas que integram o projeto.

"Tocando, Cantando,... fazendo música com crianças" é um projeto de formação contínua de educadores da Secretaria Municipal de Educação de Mogi das Cruzes, parceria entre a Prefeitura do Município de Mogi das Cruzes, o Instituto de Artes da UNESP e a FUNDUNESP.

A publicação deste livro faz parte do "Programa de Apoio à Produção de Material Didático" da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) em parceria com a Fundação Editora UNESP (FEU), que contempla textos de apoio às aulas, material audiovisual, homepages, softwares e outras mídias, sob o selo CULTURA ACADÊMICA da Editora da UNESP.






Título:Festa Mestiça: o Congado na sala de aula
Ano: 2011
Autor(es) ou organizador(es) ou editores: Cecília Cavalieri França
Yuri Popoff

Editora ou instituição: Editora UFMG
Apresentação: O Congado é uma manifestação da cultura popular de cunho religioso presente em todo o Brasil. Ele reúne uma grande variedade de crenças, de rituais, de histórias, de trajes, de sonoridades instrumentais e vocais. Por ocasião das festividades, os Congadeiros expressam sua história, sua cultura e sua devoção. A riqueza musical se manifesta nas ruas pelas vozes, pelas mãos e pelos pés do distinto povo de cada lugar. Festeiros e turistas se encontram e convivem em harmonia para homenagear os santos e para apreciar o espetáculo estético, musical e folclórico. Em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, as Festas de Agosto mantêm viva uma tradição que se recicla enquanto, ao mesmo tempo, atravessa gerações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário